top of page
Serra-12.jpg
OURO BRANCO

Ouro Branco está localizada aos pés de uma bela serra com 20 quilômetros de paredão, marco inicial sul da cadeia do Espinhaço, cartão-postal da cidade e uma das vistas mais bonitas de Minas Gerais, complementada pela represa do Rio Soledade. A cidade é a casa da nobre arte da Cerâmica Saramenha que, com seu aspecto vidrado, obtido a partir de elementos metálicos presentes no barro, chama a atenção de quem tem contato com esta arte.

 

A técnica de produção da cerâmica, dominada por Silvestre Guardiano Salgueiro, o Mestre Bitinho (1918-1998), sobrevive hoje graças às mãos de seu discípulo, Leonardo Ricart dos Santos Barros, nascido em 1977. Mestre Bitinho aprendeu a fazer a cerâmica com seu pai, Antônio Guardiano Salgueiro, que, por sua vez, aprendeu com o avô, Pedro de Deus Salgueiro. Os filhos de Bitinho, porém, não se interessaram em dar continuidade ao legado, que com isso esteve sob risco de extinção até o início dos anos 1990.

 

A sobrevivência da arte aconteceu por meio da transmissão do conhecimento pelo contato direto do mestre de ofício com o discípulo, de geração em geração. E foi mestre Bitinho quem deu caráter artístico às peças, antes utilizadas como itens do dia a dia. Ele adicionou desenhos em relevo, peças com frutas que eram plantadas na região, e as peças ganharam ares de ornamentação.

 

Em 2012, com o apoio da Gerdau, foi inaugurada a oficina de Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho, que é onde Leonardo produz suas peças e ministra cursos. Leonardo também apresenta a cerâmica para alunos de escolas e faculdades da região. A Cerâmica Saramenha recebeu registro definitivo de patrimônio imaterial de Ouro Branco em 2013, e hoje conta com um espaço mantido pela prefeitura da cidade, em que obras de Mestre Leonardo ficam expostas permanentemente.

 

Mesmo com toda sua história e importância, ainda não há uma pessoa que garanta a continuidade da Cerâmica Saramenha. É por isso que estão sendo realizadas vivências em escolas, para apresentar a técnica e possibilitar um encontro entre o talento natural e a arte. Um esforço para que a técnica não se perca.

bottom of page